Galera, o preço do café tá nas alturas, e não é à toa. Vamos entender de forma direta o que tá rolando.
Clima zoado nos maiores produtores
Brasil e Vietnã, que mandam ver na produção mundial de café, tão sofrendo com o clima. No Brasil, secas brabas e geadas ferraram as plantações. No Vietnã, chuvas pesadas e secas também detonaram as lavouras. Menos café produzido, menos café pra gente.
Treta comercial entre EUA e Colômbia
Os Estados Unidos ameaçaram meter uma tarifa de 25% no café colombiano. Mesmo a treta tendo durado pouco, o mercado ficou bolado, e o preço do café subiu mais ainda.
Café: uma parada negociada na Bolsa
Lembra que o café é uma commodity, ou seja, é negociado na Bolsa de Valores. Isso significa que qualquer treta, seja climática ou política, pode fazer o preço disparar. E quem sente no bolso somos nós, consumidores.
E o futuro?
Com as mudanças climáticas zoando o clima, a tendência é que a produção de café continue sendo afetada. Ou seja, se nada mudar, o preço do nosso cafezinho pode continuar subindo.
Então, é isso. O preço do café tá alto por causa de problemas climáticos nos países que produzem, tretas comerciais e o fato de ser uma commodity na Bolsa. Fica ligado, porque essa parada pode continuar.
Sem comentários