Banco central e inflação

Se você vive no planeta terra e mora no Brasil, já deve ter percebido no noticiário financeiro só se fala da briga entre Lula e o presidente do Banco central. Como todos sabemos, o mundo vive um processo inflacionário devido a guerra da Ucrânia, com isso não só o Bacen está aumentando os juros para combater a inflação, mas todos os maiores bancos centrais do mundo como o BoE (Bank of England) Fed (federal reserve) nos EUA, banco central europeu e o Boj (banco do japão)

O presidente Lula vem atacando o banco central todo o dia sem saber o que fala. Imagine, os EUA aumentam os juros que faz com que a oferta de dólar diminua, fazendo com que o dólar aumente de valor em relação as outras moedas do mundo inclusive o real. Mas o que isso significa? Bem dólar alto, faz com que o real se desvalorize o que aumenta a nossa inflação. Não sei se você percebeu, mas o trigo que nós compramos é pago em dólar e o pãozinho pode ficar mais caro.

Tem muita gente incompetente no senado falando merda do banco central, fazendo comparações ridículas com os juros de outros países como a Turquia. Esse senador falou que a Turquia é um país emergente como o Brasil e que a taxa de juros deles é de apenas 9% e não de 13,75% e que o Brasil deveria seguir o exemplo, ele só se esqueceu que a inflação na Turquia é maior que 80% e que o país vive em uma ditadura controlada pelo Edorgan.

Reclamaram tanto do estúpido Bolsonaro por contestar a ciência quando o mesmo criticava a vacina, mas esse novo governo também é negacionista, pois contesta a ciência econômica. Essa galera que não sabe porra nenhuma de economia deveria ficar caladinha e não se meter onde deve pra não fazer merda como fez o senhor Sarney na época da hiperinflação. A menos que a população aceite perder o poder de compra da sua moeda e aceite viver o inferno na terra.

O fenômeno inflacionário é global e os bancos centrais do mundo estão aumentando os juros. Ao invés de criticar um economista que tem doutorado na universidade da Califórnia, essas pessoas deveria pegar um livro de economia e estudar mais. Estou indicando um livro: Manual de economia equipe de professores da USP da editora saraiva. É só ir na parte de macroeconomia e depois dar uma lida também em política monetária.

Vocês querem se arrombar? É só ir contra a ciência econômica. O Brasil precisa parar de ser um país negacionista da ciência, principalmente da ciência econômica. Aprender com os próprios erros é sinônimo de sabedoria. O Brasil já viveu uma hiperinflação. Vocês querem viver isso de novo? Pra mim tudo bem pois estou morando na Suiça.

Categories:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *